publicado a: 2015-12-09

A Produção e Proteção Integrada

O que é a Produção Integrada?

A Produção Integrada foi desenvolvida como um sistema de agricultura capaz de satisfazer as exigências de sustentabilidade a longo prazo. É uma estratégia global que envolve uma gestão rentável das culturas, respeitando as condições ambientais, climáticas e económicas. Protege os recursos naturais a longo prazo. Inclui práticas que evitam excedentes, aumentam eficiência energética e minimizam a poluição. A Produção Integrada não é uma forma rígida de produção agrícola, mas sim um sistema dinâmico que adapta e Integra experiências anteriores bem como a mais recente evolução da investigação e tecnologia.

Para a prática da Produção Integrada existe um conjunto de elementos-chave que permitem estabelecer o equilíbrio entre a produção económica e a responsabilidade ambiental:


O que é a Proteção Integrada?

A Indústria para a Proteção das Plantas partilha a visão da Proteção Integrada tal como esta foi definida pelo Código Internacional de Conduta da FAO sobre Distribuição e Utilização de Pesticidas(Artigo2):

"Um sistema de proteção contra os inimigos das culturas que, tomando em consideração as condições particulares do ambiente e da dinâmica das populações das espécies em questão, utiliza todos os meios e técnicas apropriados de modo tão compatível quanto possível, com o objetivo de manter as populações dos inimigos das culturas a um nível suficientemente baixo, para que os prejuízos ocasionados sejam economicamente toleráveis."

Para os agricultores, a Proteção Integrada representa a melhor combinação dos meios culturais, biológicos e químicos, de forma a optimizar a relação custo/beneficio utilizando métodos de gestão dos problemas fitossanitários de forma ambiental e socialmente aceitáveis. O desenvolvimento da Proteção Integrada deverá ter um carácter multifuncional, envolvendo todos os agentes da fileira produtiva, nomeadamente empresas de produtos fitossanitários, distribuidores, agricultores e suas associações, técnicos, universidades, grande distribuição, etc., cabendo no entanto aos agricultores o papel fundamental na sua implementação.

A sua adopção depende das mais valias para todos os intervenientes na fileira de produção de alimentos, como forma de diferenciação das produções, e da sua valorização pelo mercado e consumidores.

A Protcção Integrada permite aos agricultores e outros agentes controlar doenças, pragas e infestantes com um custo efectivo, de forma ambiental e socialmente aceitável.


Componentes básicos de um programa de Protecção Integrada

A Proteção Integrada fundamenta-se em três áreas de competência: Prevenção, Observação e Intervenção



Fonte: ANIPLA

Comentários