publicado a: 2018-05-18

Chineses criam herbicida sensível à luz

Uma equipa de investigadores liderada por Wu Zhengyan do Hefei Institutes of Physical Science (HIPS) da Academia Chinesa de Ciências, desenvolveu um novo herbicida sensível a luz. Segundo os cientistas o produto deve ser amplamente utilizado devido à sua alta eficiência e baixo custo.

Os investigadores chegaram a este produto a partir do desenvolvimento de uma “partícula de herbicida de libertação controlada com luz controlada (LCHP). Ela permite que a liberação do herbicida dependa exclusivamente da radiação UV-Vis, o que difere dos pesticidas de liberação controlada (CRP) que têm vindo a ser desenvolvidos até então e funcionam a partir do PH e da temperatura.

O estudo apontou algumas vantagens que o LCHP tem em relação ao CRP, a principal delas é que o segundo age de forma negativa no crescimento do vegetal, já que pode fazer uso de uma solução ácida ou alcalina. Outro ponto importante em que o LCHP sai a ganhar é em relação ao custo, o CRP é mais sensível à temperatura e exige um alto consumo de energia em consequência disso.

Também foi comprovado nos testes que o herbicida de luz controlada tem um bom desempenho de adesão na superfície das folhas das infestantes, diminuindo a quantidade de produto que eventualmente escorre para o solo. Além de ser bastante efetiva, esta tecnologia agride menos o meio ambiente do que o CRP, já que o impacto da liberação dos íons de LCHP na água foi muito pequeno.

O desenvolvimento da investigação foi apoiado pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, Associação de Promoção da Inovação da Juventude da Academia Chinesa de Ciências, os Programas de Serviços de Ciência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências e pelo Projeto de Ciência e Tecnologia da Província de Anhui.

Comentários