publicado a: 2019-01-02

O IFAP procedeu a pagamentos que ascenderam a um montante total de cerca de 1,5 mil milhões de euros

Durante o ano de 2018, o IFAP procedeu a pagamentos* que ascenderam a um montante total de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

No âmbito dos apoios ao Desenvolvimento Rural, foram efetuados, em outubro, os adiantamentos de 75% no Continente e 85% na Região Autónoma dos Açores.

No Continente foram abrangidas as medidas Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, bem como das medidas Agro–Ambientais: Agricultura Biológica, Produção Integrada, Conservação do Solo e Culturas Permanentes Tradicionais (Olival Tradicional e Douro Vinhateiro). Na Região Autónoma dos Açores foram efetuados adiantamentos dos Pagamentos de Compromissos Respeitantes ao Agroambiente e Clima, Agricultura Biológica e Pagamentos Compensatórios a Título de Outras Zonas Afetadas por Condicionantes Específicas.

Ao longo do ano de 2018 foi, ainda, mantida a regularidade dos pagamentos nas medidas Investimento.

Relativamente aos Pagamentos Diretos, o IFAP procedeu, de acordo com a calendarização prevista, aos adiantamentos dos Regimes de Pagamento Base e da Pequena Agricultura, do Pagamento para os Jovens Agricultores e de todas as medidas do Apoio Associado Voluntário (Prémios por Vaca em Aleitamento, por Vaca Leiteira e por Ovelha e Cabra, bem como os Pagamentos específicos por Superfície ao Arroz e ao Tomate para Transformação).

Em dezembro, no Continente, foi antecipado o pagamento de saldo da medida Produção Integrada face ao ano anterior. Para além da realização integral dos pagamentos previstos no calendário indicativo de pagamentos publicitado no Portal, o IFAP procedeu igualmente à antecipação do pagamento da maioria dos Apoios Zonais de carácter agro-ambiental, cuja realização estava prevista para janeiro de 2019.

Na Região Autónoma dos Açores foi, igualmente, antecipado para dezembro o pagamento da Medida 2 - Ajuda aos Produtores de Ananás, inicialmente previsto para abril de 2019.

No âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas – FEAMP registou-se um aumento de mais de 20% nos pagamentos anuais, em que as operações do MAR2020 no Continente assumem um peso significativo (±85%) no total de pagamentos.

Mais informações em: https://www.ifap.pt/noticia?assetId=8627657

Comentários