publicado a: 2021-06-24

ADVID lança plataforma ADVIDclim para projeções climáticas em Portugal Continental

A ADVID lança a ADVIDClim, uma plataforma de acesso livre que permite analisar 11 parâmetros climáticos, para três períodos temporais sob três cenários de gases de estufa.

Para uma melhor compreensão do clima em Portugal Continental, e muito particularmente nas regiões vitivinícolas, a ADVID contou com a colaboração do prestigiado cientista americano, Prof. Dr. Gregory Jones, Department of Environmental Studies, Southern Oregon University, considerado um dos principais especialistas mundiais em alterações climáticas na vinha, com trabalhos realizados em diversas regiões vitícolas do mundo. Como resultado desse estudo realizado em 2013, a ADVID disponibiliza agora, com acesso livre, a plataforma ADVIDclim, em formato SIG, que permite analisar 11 parâmetros climáticos resultantes das projeções para Portugal Continental para os períodos 2020, 2050 e 2080 sob os cenários de gases de estufa B2 (moderado), AB1 (médio) e A2 (elevado).

A validação das projeções para 2020 está a ser processada e será divulgada logo que possível.

A informação disponibilizada é uma ferramenta essencial de apoio à tomada de decisão, não só dos empresários e técnicos vitivinícolas, mas para toda a atividade agrícola.
Aceder à ADVIDClim

Comentários