publicado a: 2018-01-08

Agricultores sem conta bancária começam a ser indemnizados pelos incêndios

Os agricultores sem conta bancária começam esta segunda-feira a receber as indemnizações pelos prejuízos que tiveram nos incêndios de 15 de Outubro.

O pagamento das indemnizações começou no dia 29 de Dezembro, para os agricultores com conta bancária, e termina agora, com o envio de vales postais para quem não tenha conta no banco.

Segundo uma nota do Ministério da Agricultura divulgada em Dezembro, 45% do valor pago nesta primeira fase (correspondente a 75% do valor total) destina-se a agricultores sem conta bancária, num total de 6.650 pessoas. Os outros (7.892) receberam o montante devido através de transferência bancária.

No total, o Governo vai pagar agora 37,68 milhões de euros. O restante (12,52 milhões) será pago "após a conclusão das acções de controlo em curso das candidaturas apresentadas", de acordo com a mesma nota.

Aos 37,68 milhões de euros agora pagos pelo Ministério da Agricultura acrescem 3,78 milhões pagos pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que registaram prejuízos até 1.053 euros.

"Na totalidade, o Governo atribui o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afectados pelos incêndios de 15 de Outubro com prejuízos até cinco mil euros", destaca o Ministério da Agricultura na nota de imprensa, na qual realça ainda a "dedicação dos funcionários do Ministério” e “o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas" para que tal fosse possível.

Mais de 20.600 agricultores candidataram-se aos apoios estatais, que oscilam entre os 1.054 e os cinco mil euros.

Comentários