publicado a: 2023-01-26

ANP|WWF celebra 5º aniversário com reforço de ações políticas, de conservação e restauro

A ANP|WWF, celebra hoje 5 anos de sucessos, destacando o crescimento da equipa, da sua base de apoiantes e o restauro dos ecossistemas em mais de 30 projetos ativos no terreno como as suas maiores vitórias.

Em Portugal, a WWF (World Wide Fund For Nature) começou a operar no final da década de 90, através do Programa Mediterrâneo. Ao longo dos anos, reuniu uma equipa multidisciplinar em conservação, educação, políticas, angariação de fundos, comunicação, administração e finanças dedicada ao trabalho de conservação da riqueza natural do nosso país. Em 2017 a operação em Portugal tornou-se independente e criou-se um escritório nacional.

Com trabalho primordial nas áreas da Água, Florestas, Vida Selvagem, Oceanos e Alimentação, para além de Educação e Políticas a ANP|WWF tem influenciado ao longo destes 5 anos a definição de políticas públicas fundamentais para a proteção da biodiversidade em Portugal, defendendo o restauro dos ecossistemas e a definição um sistema alimentar capaz de respeitar os limites do nosso planeta – ações-chave para o combate às crises climática e de biodiversidade que assolam a Humanidade. Neste momento, a ANP|WWF tem mais de 30 projetos de conservação da natureza ativos no nosso país.

Para Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, “o nosso trabalho reveste-se de particular relevância num contexto em que a perda de biodiversidade se acentua, ao mesmo tempo que se acentua também a insustentabilidade das atividades humanas e estão em perigo os direitos humanos. É inevitável e urgente que toda a sociedade se una numa ação transformacional - governos, empresas e indivíduos devem adotar comportamentos mais responsáveis para reverter a destruição da natureza. É precisamente essa visão estratégica de um Portugal onde a natureza e as pessoas prosperam que nos move. O trabalho que realizamos no terreno, o diálogo constante com todos os agentes-chave, a nossa equipa de especialistas, a nossa rede internacional, o apoio de entidades públicas e privadas, de cidadãos e sobretudo dos jovens, são estes os ingredientes que ditaram o nosso sucesso nestes últimos 5 anos”.

Na celebração do seu 5.º aniversário, a ANP|WWF destaca algumas das suas principais conquistas, nomeadamente:

  • Enquadramento legal para a cogestão de pescarias – Portugal tornou-se o primeiro país europeu a criar legalmente este modelo de governação;
  • Compromisso para com a criação do Plano Nacional de Ação para a Gestão e Conservação de Tubarões e Raias, depois de um estudo da ANP|WWF que evidenciava o 'mau' estado de conservação de muitas destas espécies e as pressões a que estão sujeitas;
  • Trabalho em restauro fluvial, nomeadamente ao nível de estudos preparatórios em vários rios para mapeamento de barreiras fluviais obsoletas, barreiras essas que a ANP|WWF vai começar a remover este ano;
  • Centenas de hectares de floresta restaurados de norte a sul do país, contribuindo para a transformação da paisagem para que esta se torne mais resiliente aos incêndios e a outros fenómenos climáticos extremos
  • Pagamento de serviços ambientais a proprietários rurais que defendem a natureza através das suas boas práticas de gestão florestal;
  • Promoção de uma dieta saudável e sustentável, com a menor pegada ambiental possível e a representação formal das ONGAs no acompanhamento da Política Agrícola Comum.

Para assinalar estas e outras conquistas, a ANP|WWF promove nos próximos meses um conjunto de Online Talks sobre “Liderança Ambiental no Feminino”. As conversas, moderadas por Ângela Morgado, serão transmitidas no LinkedIn da ANP|WWF. A primeira Talk acontece já no dia 2 de fevereiro, com Joana Seixas, a mais antiga embaixadora da ONG.

Ainda no âmbito das celebrações dos seus 5 anos, a ANP|WWF lança hoje a campanha “Ou amas ou perdes”, uma campanha em redes sociais, outdoors e media que mostra a importância dos serviços que a natureza nos presta e que de forma positiva encoraja as pessoas a protegê-la.

O primeiro vídeo, chamado “O ciclo” conta com a locução do embaixador da ANP|WWF, Pedro Fernandes.


Nos próximos 5 anos a ANP|WWF continuará a centrar-se no restauro ecológico à escala da paisagem, beneficiando a biodiversidade, habitats e espécies e as comunidades locais, na remoção de mais barreiras obsoletas nos rios portugueses com benefício para espécies de água doce como a toupeira da água, na implementação de mais processos de cogestão das pescarias portuguesas, na conservação e gestão das AMP e de espécies marinhas como os golfinhos do Tejo, tubarões e raias e o cavalo-marinho, na promoção de dietas sustentáveis, lançando em breve o primeiro guia de consumo de proteína e o cabaz sustentável, visando educar os consumidores para melhores escolhas de alimentos, na influência de políticas públicas e regulamentação, na atração de mais apoiantes em particular dos jovens, na promoção de parcerias com o setor privado, academia e instituições e na promoção da educação como forma de sensibilizar para a proteção da natureza.

Comentários