publicado a: 2017-06-20

Apesar do milhão de assinaturas contra, o glifosato vai continuar a ser comercializado

O Comissário da DG SANTE, Vytenis Andriukaitis, foi ao Parlamento Europeu defender a posição da Comissão, que vai dar uma reautorização do uso do glifosato por mais dez anos.

Apesar de terem sido publicados os famosos Monsanto Papers, em que os opositores do glifosato depositavam grande confiança, o parecer científico da EFSA (European Food Safety Authority) e da Agência Europeia dos Produtos Químicos, manteve-se inalterado, considerando que não existem evidências científicas que levem à interdição do uso do glifosato.

O Comissário foi atacado, sobretudo pelos eurodeputados do grupo dos Verdes, mas defendeu-se dizendo que mesmo com a aprovação da Comissão os países têm de autorizar a comercialização dos pesticidas que contenham o glifisato.

Entretanto, os Verdes vão levar o assunto ao Tribunal de Justiça Europeu, o que mereceu um comentário favorável do Comissário, pois considera que assim haverá mais transparência.

A petição europeia contra o glifosato já tem mais de 1 milhão de assinaturas, o que vai obrigar a Comissão Europeia a uma resposta muito bem fundamentada se quer levar por diante esta reautorização.

Fonte: Agroinfo

Comentários