publicado a: 2019-04-10

Balanço das VI Jornadas Técnicas da Batata

Este evento bianual pretendeu promover um espaço de divulgação científica e tecnológica e de debate, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fileira da batata.

«O painel de oradores e moderadores de excelência, bem como as temáticas abordadas nesta edição, garantiram o sucesso da VI Jornadas Técnicas da Batata», salienta a Porbatata, em comunicado.

A importância da prevenção, monitorização e controle das pragas emergentes como é o caso da Zebra Chips, doença transmitida pela bactéria Candidatus liberibacter, dos nemátodes parasitas da batateira, que são responsáveis por elevadas quebras de produção e medidas de quarentena restritivas, e as questões referentes à legislação sobre estas e outras pragas de quarentena foram abordados no primeiro painel.

Os seguros de colheita abordados no segundo painel, de forma simples e prática, por oradores conhecedores das dificuldades que atualmente o setor da batata se depara e alinhados com as imposições das alterações climáticas, apresentando a atual legislação sobre a matéria, salientando que a cada campanha, a garantia de sucesso é cada vez mais uma incógnita, demonstrando assim que os seguros de colheita deverão ser cada vez mais um item da conta de cultura, de forma a assegurar não só o rendimento do produtor, a continuidade das explorações mas também a possibilidade do consumidor continuar a ter produtos nacionais de excelente qualidade e frescura garantida.

O tema do terceiro painel foi a importância da qualidade e comercialização, com a presença de representantes da grande distribuição, de embaladores e de um técnico de Espanha que abordou a realidade espanhola.

Os oradores de forma consensual referiram a importância de educar o consumidor destacando a importância de ações de informação e sensibilização de forma a desmistificar a importância atribuída à batata “bonita” em oposição da batata de qualidade, de forma a contrariar o desperdício alimentar.

António Gomes moderador neste painel e Presidente da Porbatata, informou que a Porbatata irá novamente promover a Campanha de Promoção de Batata Portuguesa 2019 em parceria com a APED, dando assim continuidade ao trabalho de informação ao consumidor já iniciado em 2018.

Foi ainda abordada a diretiva dos plásticos e a conclusão é que o setor é dos que menos peso tem na produção de residuos, concluindo-se que mais do que substituir os plásticos que são uma excelente opção na maioria das situações, há que reciclar de forma eficiente.

Comentários