publicado a: 2019-02-20

Brexit, mas antes UE aprova Denominação de Origem Protegida para a ameixa de Denbigh

O Brexit pode mesmo vir a acontecer, mas antes, a Comissão Europeia aprovou ontem, 19 de Fevereiro, a adição da “The Vale of Clwyd Denbigh Plum”, do Reino Unido, no registo da Denominação de Origem Protegida (DOP). A nova denominação será adicionada à lista de 1.440 produtos já protegidos. Este é o 72.º produto alimentar britânico a ser protegido.

“The Vale of Clwyd Denbigh Plum” é o nome dado à ameixa (Prunus domestica Linnaeus) Denbigh cultivada na área geográfica identificada do vale do Clwyd, em Denbighshire, no Norte do País de Gales, de onde a referida ameixa é originária. A ameixa Denbigh é a única variedade de ameixas autóctone do País de Gales.

A pele das ameixas de mesa é macia e delicada, devendo ser isenta de contusões, o que exige grande cuidado no manuseamento dos frutos maduros.

Período de maturação longo

As ameixas de mesa têm um período de maturação longo, que lhes permite desenvolver plenamente o seu paladar forte, acidulado e açucarado, distintivo da “The Vale of Clwyd Denbigh Plum”.

Nos frutos cozinhados, o aroma e a doçura natural da ameixa intensificam-se. A textura dos frutos faz com que se derretam na boca, quando consumidos quentes. A maioria das ameixas “The Vale of Clwyd Denbigh Plum” são vendidas como fruta de mesa fresca, nos mercados locais.

As ameixoeiras “The Vale of Clwyd Denbigh Plum” florescem em Abril e são muito sensíveis às geadas de irradiação da Primavera, que podem ter um efeito prejudicial na floração. A influência da corrente do Golfo vizinha proporciona ao vale do Clwyd um microclima moderado, que reduz o risco de geada.

Além disso, as temperaturas moderadas da corrente do Golfo alargam o período de floração, permitindo uma polinização mais intensa, e a maturação lenta dos frutos num período prolongado, proporcionando-lhes mais tempo para definir plenamente e intensificar seu paladar.

Saiba mais sobre esta ameixa aqui.

Comentários