publicado a: 2018-11-09

Capoulas assina consignação da empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, visita hoje, 9 de Novembro, o Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos e Amoreira e participa na Cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira.

Capoulas Santos aproveita a ocasião para apresentar o balanço da execução do Programa Nacional de Regadios. A visita contará com a presença do primeiro-ministro.

Aproveitamento hidroagrícola das Baixas de Óbidos e Amoreira

O aproveitamento hidroagrícola das Baixas de Óbidos e Amoreira, localizado no distrito de Leiria, compreende, para além da barragem já construída, a estação elevatória, e a rede de rega.

Este surgiu como uma necessidade de aumentar a disponibilidade de água para rega e, consequentemente, constituir elemento capaz de alterar positivamente a abundante actividade agrícola e o desenvolvimento económico e social, e as condições de vida da região.

Abrange os concelhos de Óbidos e do Bombarral

Este aproveitamento hidroagrícola tem uma área que abrange os concelhos de Óbidos e do Bombarral, num total de 1.185 ha, beneficiando cerca de 900 proprietários, sendo, assim, de importância vital para o desenvolvimento económico do sector da agricultura naquela região, tornando a actividade agrícola mais competitiva, de forma sustentada, particularmente no que respeita às culturas hortícolas e frutícolas, para as quais a mesma está particularmente vocacionada.

A rede de rega deste aproveitamento hidroagrícola desenvolve-se em dois blocos, um que se inicia a jusante da estação elevatória de rega, o bloco de Óbidos, e outro que se localiza a Sul do primeiro, o bloco da Amoreira.

Comentários