publicado a: 2019-04-30

CE propõe pagamento único na reforma da PAC pela reflorestação de um hectare por exploração

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, propôs uma nova ajuda dentro da Política Agrícola Comum, a qual introduz ajudas aos agricultores com pagamentos por exploração pela reflorestação de um hectare.


Esta reflorestação deve ser realizada de forma a respeitar a biodiversidade e contribuir para os objetivos climáticos ambientais.

A proposta foi apresentada durante a primeira jornada da conferência “Nossas florestas, nosso futuro”, com uma especial abordagem para a gestão ambiental e florestal.

O espaço das florestas representa 43 por cento da superfície da União Europeia, pelo que a sua proteção é “um ponto-chave” nas políticas ambientais da União.

Phil Hogan, durante o evento, falou desta nova iniciativa batizada como “Um hectare”, prevista na reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e dirigida aos produtores que tenham um hectare livre no qual possam «plantar árvores com a ajuda de um programa dos Estados-membros».

O projeto prevê fazer um pagamento único por ano e por hectare aos agricultores «sob a condição de que a reflorestação tenha sempre em conta a biodiversidade em harmonia com as metas climáticas a ambientais», assinalou o comissário.

Com esta proposta, a Comissão Europeia espera que os agricultores possam «desempenhar um papel integral para alcançar os objetivos europeus de biodiversidade e, de forma paralela, que permita aos Estados-membros «cumprir com os desafios ambientais e de biodiversidade», declarou Phil Hogan.

Comentários