publicado a: 2014-08-18

Cereais sobem de preço como aumento da tensão na Ucrânia

O anúncio, por parte das autoridades ucranianas, que tinham atacado e destruído uma coluna militar russa, veio aumentar o conflito na zona e teve como repercussão imediata, uma subida no preço dos cereais. Na passada sexta-feira, o trigo chegou a subir 3,5% em Chicago, acabando a sessão a subir 2,6%. Em Paris, a subida foi de 1,8%.

Os futuros do milho para Dezembro registaram uma subida de 1,6%.

Apesar de alguns operadores afirmarem que estas subidas se devem ao receio de futuros problemas nas cargas nos portos ucranianos e russos e, consequentemente, uma alteração no ritmo das exportações, outros operadores afirmam, por seu lado, que nada disto irá acontecer e esta subida foi uma mera utilização especulativa por parte dos vendedores.

A colheita de trigo na Rússia continua em bom ritmo e as produções vão ser, seguramente, muito superiores às do ano passado, apesar do teor médio de proteína descer cerca de 1%, segundo as previsões.

Por tudo isto, é espectável que esta semana a evolução dos mercados não seja condicionada pelos acontecimentos militares da zona, mas sim pela evolução das condições meteorológicas nos EUA.

Fonte: Agroinfo

Comentários