publicado a: 2016-12-13

Chegou a Portugal o laser que afugenta aves dos pomares

Imagem: Agriminho

Esperado com ansiedade pelos agricultores portugueses, especialmente pelos mirtilicultores que têm problemas com pássaros, chegou finalmente a Portugal, o primeiro Agrilaser, da empresa Agriminho.

Este equipamento dissuade a presença de aves nos pomares pela ação de um potente laser verde que pode chegar aos 500mw e mais de 2km de alcance.

A luz verde é vista pelas aves como sinónimo de um “sólido” e a natureza compacta do feixe de luz do laser faz as aves acreditarem que se trata de um cilindro que se aproxima e as leva a assustar-se.

O Agrilaser é produzido na Holanda pela Birdcontrol, e não tem qualquer paralelo a nível mundial.

Apesar de a principal aplicação ser a agricultura, o agrilaser tem sido instalado em diversos aeroportos, em portos, plataformas petrolíferas, e telhados de edifícios. Só em 2015 foram instalados na Europa cerca de 400 equipamentos, o que é reflexo da confiança que esta tecnologia tem merecido.

O Agrilaser pode dissuadir a presença de aves nos pomares com uma eficácia mínima de pelo menos 80%, sendo especialmente eficaz em aves de maior porte e em bandos.

E no dia 6 de dezembro foi instalado em Portugal o primeiro equipamento, tendo sido um pomar de mirtilo em Arcos de Valdevez o pioneiro, tendo podido confirmar a imediata dispersão das aves que se encontravam no pomar.

De acordo com as expectativas, pomares superiores a 5.000 metros terão nesta alternativa, uma opção que não lesa o ambiente, não tem impacto ambiental, nem estético na paisagem, seguro, e mais económico do que a instalação de redes. Contudo, a eficiência será diferente consoante a localização, época do ano e espécie de ave.


Fonte: Agriminho

Comentários