publicado a: 2016-12-19

Controlos a citrinos importados para a UE vão ‘apertar’

Os citrinos importados para a União Europeia vão passar a estar sujeitos a controlos fitossanitários mais rigorosos para prevenir a propagação de pragas, como a mancha negra, aos pomares de citrinos europeus. A medida foi defendida na passada semana no Parlamento Europeu, depois dos eurodeputados terem contestado a revisão proposta pela Comissão dos anexos da diretiva sobre a proteção das plantas, exigindo controlos mais exigentes dos citrinos importados, incluindo análises por amostragem e certificados de rastreabilidade.

O Parlamento Europeu considera que o projeto da Comissão Europeia é contrário aos objetivos do novo regulamento sobre medidas de proteção contra as pragas dos vegetais, na medida em que “põe em causa os requisitos aplicáveis à introdução na União de determinados frutos sensíveis às pragas, especialmente no que se refere à Phyllostictina citricarpa [mancha negra] e à Xanthomonas citri [bactéria que provoca cancro dos citrinos] ”.

Os eurodeputados consideram ainda que o projeto apresentado pela Comissão Europeia não é suficiente para “reduzir esses riscos para um nível aceitável” e, numa resolução aprovada na passada semana com 463 votos a favor, solicitam à Comissão que modifique o projeto de diretiva de execução de modo a reforçar os controlos dos citrinos importados e prevenir a propagação de pragas aos pomares de citrinos europeus.

Já em julho deste ano os produtores de citrinos europeus se tinham manifestado acerca da proposta da Comissão Europeia para flexibilizar os controlos às importações de citrinos de outros países para a União Europeia. É que segundo os produtores, a proposta da Comissão pode trazer “mudanças que são um passo atrás no caminho da segurança fitossanitária dos citrinos europeus e que agravam o risco de que novas e perigosas pragas se estabeleçam na União Europeia”.


Fonte: Vida Rural

Comentários