publicado a: 2021-08-25

DRAP Algarve faz avaliação no terreno ao incêndio de Castro Marim

Na sequência do incêndio que deflagrou no decorrer da semana passada, Pedro Valadas Monteiro, Diretor da DRAP Algarve, realizou uma visita pelo Concelho de Castro Marim, para avaliar os prejuízos causados pelas chamas.

Juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e os presidentes das Juntas de Freguesia de Odeleite e Azinhal, foram avaliados os danos e prestadas informações à população local afetada, nomeadamente nos lugares de Alta Mora e Cortelha.

Algumas dezenas de agricultores de Castro Marim, lesados pelo incêndio que abrangeu mais de 1800 hectares do concelho e que atingiu também os concelhos vizinhos de Vila Real de Sto. António e Tavira, estiveram depois presentes na reunião que decorreu, durante a tarde, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Os agricultores foram informados de que já podem reportar os prejuízos agrícolas resultantes do incêndio, através da respetiva Ficha de Ocorrência disponível no site e instalações da DRAP Algarve, assim como nas Juntas de Freguesia. Foram ainda explicados o tipo e forma de acesso aos apoios públicos disponíveis, que visam a reposição da capacidade produtiva agrícola afetada.

Decorreu ontem também, na sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, uma reunião com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e as diversas entidades com intervenção no território, nomeadamente o ICNF, os Municípios de Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim, DRAP Algarve, APA e Proteção Civil.

Foram nessa reunião discutidas e apresentadas propostas para dar resposta integrada aos prejuízos e articulada a recuperação de caminhos agrícolas, através de uma candidatura conjunta dos Concelhos lesados ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Comentários