publicado a: 2017-05-10

Ementas escolares vão ter Dieta Mediterrânica e produtos biológicos

Para que a Dieta Mediterrânica seja efetivamente um estilo de vida e um padrão cultural praticado em Portugal, as gerações mais novas vão começar a comer melhor nas escolas.

É essa a intenção do ministério da agricultura. "No plano de ação para a agricultura biológica que irá dentro de poucos dias a Conselho de Ministro, vão incluir-se produtos biológicos e da Dieta Mediterrânica nas ementas escolares", revela Capoulas Santos.

O ministro da agricultura fez o anúncio no início do Congresso Internacional sobre a Herança Cultural da Dieta Mediterrânica, a decorrer na Universidade do Algarve.

Na cerimónia, o ministro da Agricultura revelou que o azeite, e sobretudo as frutas, que no ano passado superaram os 1.200 milhões de euros em exportações, estão a mostrar um dinamismo acima do que era esperado: "Só nos dois primeiros meses deste ano a taxa de exportações cresceu acima dos 15 % (em relação ao ano passado)". No caso do azeite, segundo o ministro, Portugal quadruplicou na última década a produção, e triplicou as exportações.

Mas para haver produtos é preciso haver água e sistemas eficientes de rega. No Alqueva, o perímetro inicial de rega de 120 mil hectares vai crescer cerca de um terço, para mais 50 mil hectares.

Num ano em que a chuva não tem abundado, o ministro da agricultura considera que "poderemos estar confrontados com um período de seca, mas ainda só há indícios". O Ministério da agricultura garante que está a acompanhar o problema e "não deixará de acionar as medidas adequadas".

Fonte: TSF

Comentários