publicado a: 2016-02-17

Esca: o estado atual e possíveis abordagens de controlo

Imagem: Syngenta

A Esca é a doença do lenho da videira mais comum na Europa, de acordo com as conclusões de um estudo recente efetuado no âmbito do projecto “Winetwork”, embora deva ser recordado que os fungos patogénicos responsáveis por essas várias doenças fúngicas podem estar presentes simultaneamente na mesma planta.

Os fungos responsáveis pela Esca encontram-se na madeira e causam várias alterações, nas características particulares da folha e necrose do fruto. Contra esta doença, a estratégia vencedora é a redução de sintomas para conter a infeção, para que ela permaneça latente, mas não prejudique as funções vitais da planta.

A integração de diferentes abordagens, e não apenas um método, vai permitir uma gestão da vinha mais correta: a qualidade do material de plantio, menos stress da planta, a remoção do inóculo, a atenção na poda, a proteção de feridas, etc.

Neste vídeo (em inglês), Laura Mugnai do “Scientific Working Group of Winetwork project”, analisa a Esca com um foco especial em Itália, o estado atual e as possíveis abordagens de controle.



Fonte: Infowine

Comentários