publicado a: 2019-06-04

Feira Nacional de Agricultura destaca a “Vinha e o Vinho”

A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo realiza-se entre os dias 08 e 16 de junho de 2019 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e tem como tema central a “Vinha e o Vinho”.

O vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna. É um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, a temperatura do vinho, entre outras.

Por outro lado, é uma forma de realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica.

O Gosto do Vinho

Além de seminários dedicados ao tema da feira, decorrem várias iniciativas como Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos, Provas Temáticas de Vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal (Org. Associação Portuguesa de Enologia), Masterclass de Vinhos Casta Negra Mole (Org. CVR Algarve), Masterclass de Fernão Pires (CVR Tejo) e Masterclass de Vinhos Velhos (CVR Trás – os – Montes).

Paralelamente, a entrada da Feira Nacional de Agricultura vai contar com uma decoração especialmente preparada para o tema da feira e na qual os visitantes poderão observar alguns dos diferentes tipos de vinha que existem em Portugal.

Melhoria de Condições para Expositores e Visitantes

O bem estar e a comodidade de expositores e visitantes é uma preocupação constante, pelo que a organização continua a investir nesta área de modo a melhorar as condições das empresas que apostam no certame e de quem visita a feira.

Este ano o CNEMA investiu no alargamento da zona de exposição lateral à Nave A (6400 m2) com um talhão renovado e que ciou mais espaço para as empresas e uma maior visibilidade dos expositores nesta área.

A zona de “Tasquinhas” dedicada a Associações do concelho de Santarém vai contar com cozinhas e esplanadas renovadas e que permitirão um maior conforto para os visitantes. A decoração terá vários motivos alusivos ao Ribatejo, o que não deixará de causar impacto aos visitantes.

A zona de Exposição Exterior também será alvo de mudanças e a circulação das pessoas será diferente e mais facilitada, permitindo uma maior visibilidade ao expositores e um acesso mais direto do público ao centro da feira.

Continuando a política de anos anteriores, mais ruas do recinto exterior estarão cobertas com sombras, conferindo mais comodidade para quem as frequenta.

A edição da FNA 19 vai contar com um novo espaço de estacionamento num terreno que foi recentemente recomprado pelo CNEMA. Deste modo, os visitantes que se desloquem do sentido Cartaxo – FNA 19 poderão estacionar com mais facilidade.

Comissão Europeia na Feira Nacional de Agricultura

A FNA 19 vai contar com uma presença da Comissão Europeia nos nove dias do evento, através de um stand institucional no qual os visitantes poderão tomar conhecimento com muitas das atividades que esta instituição realiza. Esta presença também é uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.

Seminários e Colóquios

Várias representações de associações de agricultores internacionais vindas de Espanha, França, Grécia, Itália, diretores gerais de agricultura da Comissão Europeia, especialistas do setor, dirigentes associativos, entre outros, participam no conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”. Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, marcará presença na discussão relativa aos “Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, organizada pela CAP e que se realiza no dia 14 de junho, pelas 10h00.

Atividades Equestres em destaque na Feira Nacional de Agricultura

Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue - uma das zonas mais nobres do evento – vai ser palco de um inovador Espetáculo Equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio. Também neste dia, realce para a Entrega de prémios do 26o Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e 9o Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana.

Durante nove dias, outras iniciativas equestres vão estar no centro da ação da Feira Nacional de Agricultura e ocupar um lugar de relevo no evento ao serem realizadas no Grande Ringue.

Tal como em 2018, foi implantada uma pista com um piso técnico adequado à realização das várias actividades equestres que aqui irão decorrer. Paralelamente, uma bancada no centro do Grande Ringue permitirá acompanhar com mais pormenor e atenção as ações que aqui decorrem como o Concurso de Dressage Nacional, a Prova de Apartação e Condução do Cabresto a Prova de Perícia de Campinos, a Prova de Condução de Cabrestos – Prova Casa Agrícola “Quinta da Silveira”, o 9o Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana – Pista Grande Ringue, o 26o Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas, o Concurso de Traje à Portuguesa, o Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela , as Provas Morfo- Funcionais de Aptidão Toureio, a Prova de Atrelagem, o Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho ou o Concurso Nacional de Saltos.

Exposição de Maquinaria Agrícola

A exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura é um dos principais sectores do evento que atrai não só os profissionais da área para conhecer as novidades do mercado, mas também muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta exposição que conta com as principais marcas do mercado. Esta é uma área em que a tecnologia e a inovação estão sempre presentes, uma evidência clara de um sector pujante, moderno e apetecível, que possibilitará, decerto, inúmeros contactos e bastantes negócios para satisfação dos expositores. A zona de Maquinaria Agrícola será um espaço privilegiado de promoção e de demonstração para que os interessados possam observar no terreno as principais características destes equipamentos. Na zona exterior também existirá uma Pista de Test-Drive para testes e experimentação da carrinha Pick Up 4 x 4 VW Amaroc, ação promovida pela SIVA.

Exposição Institucional e Equipamentos

A Feira Nacional de Agricultura também é um espaço reservado a várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como é o caso da nave B. Neste espaço os visitantes podem conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado.

Prazer de Provar

Concursos Nacionais

Os produtos premiados nos Concursos Nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro e maio, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo assim o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no nosso setor. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Cumprindo o objetivo de premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses Feira vai ser palco das cerimónias de entrega de prémios das várias competições.

Salão Prazer de Provar

O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso. Nesta área, destaque para a zona dedicada ao programa “Portugal Sou Eu”, iniciativa promovida pelo Ministério da Economia e que visa a dinamização e valorização dos produtos portugueses, e na qual irão constar diversas empresas promovendo os seus artigos nacionais.

Mostra Agro–Pecuária

Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos.

Na edição deste ano os ovinos e os suínos vão concentrar-se num só local, o que permitirá uma maior concentração de efetivos e facilitará a visita do público. Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com mais de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.

Dia do Município de Santarém

O dia 13 de junho, quinta-feira, é dedicado ao Município de Santarém que vai promover várias atividades ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura.

Dia do Município de Almeirim

Um dia antes, 12 de junho, o dia é dedicado ao Município de Almeirim que este ano também tem uma participação mais ativa na Feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim.

Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém

Paralelamente à FNA 19, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém -, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.

Gastronomia

Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses ao longo de nove dias. No Salão Prazer de Provar, os produtos vencedores dos Concursos Nacionais permitirão ao público escolher e apreciar algumas iguarias que não se encontram tão facilmente no mercado. Diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém também participam na feira e o evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.

Atividades Lúdicas

Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos. No dia de abertura, 8 de junho (sábado), actua José Cid, no dia 9 de junho (domingo), é a vez do grupo “Capitão Fausto”, enquanto que a 13 de Junho (quinta-feira) as atenções viram-se para “Conan Osíris”. No dia 14 de junho (sexta-feira) realce para o concerto de Mariza e no dia 15 (sábado) o destaque vai para David Antunes e convidados Samantha Fox e Toy.

Garraiada da E.S.A.S

No sábado, 15 de junho, decorre a Tradicional Garraiada da Escola Superior Agrária de Santarém, uma organização dos Antigos Alunos desta instituição que promete muita animação e o envolvimento do público.

Animação Tradicional

Os visitantes também podem usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.


Informações completas no site do evento: feiranacionalagricultura.pt

Comentários