publicado a: 2020-04-22

Fenadegas alerta para necessidade de se controlar importações de vinho

A instituição enviou uma carta ao ministro da Economia e Transição Digital, com conhecimento da ministra da Agricultura e do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, onde solicita que as entidades competentes garantam o controlo efetivo dos vinhos importados e o seu cabal acompanhamento.

A Fenadegas – Adegas Cooperativas de Portugal alerta para a necessidade de se garantir um controlo efetivo das importações de vinhos em Portugal nesta fase de pandemia do novo coronavírus.

“A Fenadegas, apesar do seu alerta quando divulgou o resultado do inquérito que lançou a todas as adegas cooperativas de Portugal, em 13 de Abril passado, continua muito preocupada com o controlo efetivo dos circuitos comerciais dos vinhos importados”, assinala um comunicado da instituição.

Nesse sentido, “a Fenadegas acaba de enviar uma carta ao ministro da Economia e Transição Digital, com conhecimento da ministra da Agricultura e do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, onde manifesta essa preocupação, solicitando que as entidades competentes garantam o controlo efetivo dos vinhos importados e o seu cabal acompanhamento”.

“Com efeito, a atual situação de mercado interno, com uma enorme quebra de vendas, motivada não só pela normal retração do nosso mercado, face ao encerramento da restauração e de grande parte dos circuitos de distribuição, como ainda, pelas dificuldades sentidas na exportação, é geradora duma depreciação continua e significativa de preços”, sublinha o referido comunicado.

Segundo os responsáveis da Fenadegas, “tal realidade pode ainda ser potenciada por importações oportunistas e especulativas de vinhos, penalizando fortemente o setor e, nomeadamente, o tecido cooperativo”.

“Defender a genuinidade e qualidade dos vinhos de Portugal é também uma forma de garantir o futuro do setor e obstar a que vinhos de países terceiros venham a ser objeto de uma qualquer ajuda aprovada para o setor do vinho em Portugal, prejudicando todo o setor”, conclui o comunicado da Fenadegas.

A Fenadegas representa 54 adegas cooperativas em Portugal, equivalentes a uma produção anual de mais de 131 milhões de litros de produção de vinho, respeitantes a uma área de vinha de mais de 27 mil hectares e a mais de 21 mil viticultores.

Comentários