publicado a: 2019-06-11

FNA em dia feriado recebe milhares de visitantes

A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema a “Vinha e o Vinho”, é o palco central da agricultura portuguesa, como se comprova pelos milhares de visitantes que hoje estiveram no certame.

Durante o dia, o setor equino voltou a estar em destaque com a realização do 26º Concurso Nacional das Coudelarias Portuguesas com o 1º lugar a ser atribuído à Companhia das Lezírias e do 9o Concurso da Égua Afilhada com o melhor poldro a pertencer à Coudelaria José Pereira Palha. Estas iniciativas que têm como objetivo premiar a excelência dos animais em competição contaram com a presença de 54 exemplares. Já o Concurso de Traje à Portuguesa e o Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela decorreram ao início da noite e também contaram com uma participação assinalável.

Na área da suinicultura, destacou-se mais uma edição do Concurso Morfológico da Raça Alentejana, uma forma de destacar esta espécie e permitir uma maior valorização comercial dos 80 exemplares em prova. No âmbito do Concurso, houve lugar a uma degustação de produtos transformados do Porco da Raça Alentejana.

A animação não faltou com a presença de Ranchos Folclóricos que dinamizaram Mercados Tradicionais e animaram o recinto com as suas Danças e Cantares. Bailes e Grupos de Música popular complementaram a animação durante o dia.

O Salão Prazer de Provar continua a atrair o público, nomeadamente as Ações de Cozinha ao Vivo, com mostras e degustações de produtos, Provas de Vinhos e com um espaço especialmente dedicado ao programa Portugal Sou Eu, iniciativa que tem como objetivo dinamizar e valorizar a oferta nacional.

A área da Gastronomia é uma das vertentes mais fortes da Feira Nacional de Agricultura e contou com a presença de muitos visitantes ao longo do dia, que puderam saborear alguns dos melhores produtos portugueses. Participam na Feira diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém. O evento conta ainda com a participação de expositores que colocam à disposição do público uma grande variedade de ementas.

11 de Junho

Hoje, 11 de junho, Dia de Entrada Livre e Dia do Município do Cartaxo, o ciclo de debates e seminários “Conversas de Agricultura” vai estar na ordem do dia. Logo pela manhã, discute-se a “Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola” (Org. CAP/OCC), como “Poderá a agricultura portuguesa usufruir das Novas Técnicas de Melhoramento?” (Org. CIB) e a “Avaliação da Pegada Hídrica na fileira Vitivinícola” ( Org. ESAS).

A FNAP e a CCApiBio promovem o colóquio “Apicultura e Vespa Velutina – Uma ameaça à biodiversidade ou um problema económico” e no final do qual será realizada a Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Mel 2019, enquanto a Agrogarante organiza o seminário “Inovação e Competitividade”. “Flow Manufacturing – Controlar a produção na Agroindústria” é o tema do debate que tem a chancela da Foodintech.

A animação é parte integrante da Feira Nacional de Agricultura e o Dia de Entrada livre não vai ser excepção. Escolas de Toureio, Treinos de Forcados, Música Popular e Largadas de Toiros fazem as delicias dos visitantes.

Recorde-se que a Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece inúmeros motivos para uma visita de lazer ou de negócio. Para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do setor agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou refletir sobre o futuro.

Informações completas no site do evento: feiranacionalagricultura.pt

Comentários