publicado a: 2016-06-29

Glifosato autorizado por mais 18 meses

A utilização do herbicida glifosato na União Europeia foi autorizada por um período de mais 18 meses, de acordo com o Comissário Europeu para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis. De acordo com o jornal Público, a discussão acerca da autorização do glifosato volta “a estar em cima da mesa” depois de uma nova avaliação que deverá acontecer até dezembro de 2017.

A autorização para utilizar o agroquímico no espaço comunitário deveria expirar a 30 de junho e tem sido alvo de grande discussão nos últimos meses sobretudo devido aos seus efeitos para a saúde humana e para o ambiente.

Agora, durante os próximos 18 meses, a Agência Europeia de Produtos Químicos (Echa) será a responsável pela classificação das substâncias químicas e irá avaliar se a exposição ao glifosato provoca ou não cancro, como tem sido debatido.

Recentemente, uma reportagem emitida pela RTP dava conta de casos de portugueses “infetados com glifosato”. O canal público citava uma investigação da Plataforma Transgénicos Fora, que promoveu análises à urina de 26 portugueses e que encontrou a presença de glifosato em valores superiores aos verificados nos restantes países europeus.


Fonte: Vida Rural

Comentários