publicado a: 2019-06-24

Governo dá 3 milhões de euros para apoiar agricultores afetados pela seca

O Governo disponibiliza, a partir desta segunda-feira, dia 24, “mais 3 milhões de euros para apoiar os agricultores em dificuldades por causa da seca”. Montante destinado, segundo o Ministério da Agricultura, “a explorações situadas nos concelhos onde se verificam as condições meteorológicas exigidas pela regulamentação comunitária para que a medida possa ser acionada”.

O Ministério da Agricultura refere-se aos municípios em situação de seca extrema e seca severa. No Baixo Alentejo, os municípios abrangidos, ou seja os que estão em situação de seca severa, são: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira, de acordo com a comunicação efetuada pela tutela na passada sexta-feira. Como se pode verificar estão abrangidos os 14 municípios do distrito de Beja.

O Ministério da Agricultura esclarece que “o principal objetivo desta medida é promover a mitigação dos efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efetivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais e a manutenção das culturas permanentes instaladas. São elegíveis investimentos cujos montantes oscilem entre 1 000 e 40 000 euros.”

Comentários