publicado a: 2015-06-30

Guarda tem horta comunitária com vertente de formação profissional

A Junta de Freguesia da Guarda está a desenvolver um projeto de horta comunitária, no centro da cidade, que tem uma vertente social e outra de formação profissional, disse à agência Lusa o seu presidente.

Segundo o autarca João Prata, a horta urbana, com um total de quatro parcelas, contempla a cedência de frações de terreno para cultivo a famílias daquela cidade e também para formação na área agrícola, ministrada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

"Conseguimos ter a adesão de cerca de 40 cidadãos que livremente se inscreveram na horta comunitária e, destes 40 cidadãos, cerca de 18 frequentam mesmo uma ação de formação em articulação com o IEFP" em resultado de uma parceria entre as duas entidades, explicou o presidente da junta.

João Prata referiu à agência Lusa que os frequentadores do curso de operador agrícola "têm o seu talhão na horta comunitária e estão também a desenvolver um processo de formação que os vai habilitar com o título de operário agrícola, o que significa que estão preparados para continuarem este trabalho".

O curso, com uma carga horária total de 225 horas e com uma vertente teórica e outra prática, começou em maio e termina na terça-feira.

É frequentado por homens e mulheres, que foram indicados pelo IEFP e pela Junta de Freguesia, que adquirem competências para tratarem das terras desde a preparação do solo até aos tratamentos fitossanitários e à época de cultivo de cada cultura.

"O balanço que fazemos do projeto da horta comunitária é um balanço muito positivo. E esta ideia da horta urbana melhora a paisagem urbana e dá a possibilidade às pessoas que têm algumas dificuldades de terem ali o seu meio de sustento", disse João Prata.

Segundo o autarca, permite ainda que "um conjunto de cidadãos, que não têm necessidades económicas", passem algum do seu tempo livre no cultivo de produtos hortícolas para consumo próprio.

Neste primeiro ano do projeto, a procura de frações de terreno foi de tal ordem que a Freguesia da Guarda tem pessoas em lista de espera.

"Estamos a providenciar de modo a arranjarmos mais terreno para darmos vazão ao conjunto das pessoas que estão, neste momento, interessadas em participar", referiu João Prata.

O responsável adiantou que é intenção da autarquia manter o projeto da horta urbana durante todo o ano, incluindo a vertente da formação profissional.

"Se conseguirmos manter essa vertente, é muito importante. Aliás, temos um protocolo com o IEFP para alargar a outras áreas de formação, nomeadamente à panificação, porque nós temos fornos comunitários e queremos dar-lhe ainda mais uso do que aquilo que alguns estão a ter", referiu.

A horta urbana está instalada num terreno localizado no centro da cidade, junto do complexo do Teatro Municipal da Guarda, que foi cedido gratuitamente pelos proprietários à Junta de Freguesia.

No terreno, que anteriormente estava ao abandono, crescem agora culturas agrícolas, como batatas, feijões, couves, cebolas e pimentos, entre outras.


Fonte: Confagri

Comentários