publicado a: 2014-06-23

Guerra do vinho na Internet continua

Continua a discussão para definição de quais as sociedades que podem utilizar os domínios “.vin” e “.wine”

A três dias da 50ª sessão da Internet ICANN (organismos que controla e autoriza os domínios na Internet), o sector do vinho europeu está em polvorosa.

Continua a discussão para definição de quais as sociedades que podem utilizar os domínios “.vin” e “.wine”, com a Federação Europeia dos Vinhos com Denominação de Origem (E FOW) a acusar alguns governos europeus de serem culpados do fracasso das negociações até agora.

Como já noticiámos, a E FOW quer que apenas as sociedades que produzem vinhos de qualidade possam usar esse domínio, para que o consumidor não seja confundido.

Várias sociedades americanas que produzem vinhos de fraca qualidade requisitaram esses domínios, o que levou a uma discussão que dura há dois anos.

Em Fevereiro, a Comissão Europeia enviou uma carta à ICANN, apoiando as posições da E FOW, o que levou o organismo regulador a dar um prazo de 60 dias para que ambas as partes encontrassem uma solução para o diferendo.

Estas negociações fracassaram, pois, segundo a E FOW, a interferência de alguns governos impediu as negociações directas e claras entre as sociedades interessadas no processo.

Se não houver consenso, a E FOW vai pedir à Comissão Europeia que bloqueie os portais “ilegais” e que seja mais dura nas negociações internacionais.

Fonte: Agroinfo

Comentários