publicado a: 2015-09-23

Guerra na Síria promove a primeira retirada do ​Cofre Global de Sementes

O cofre de de sementes foi feito para proteger as sementes de plantas da Terra contra as piores cataclismos de guerra e doença nuclear.

Oslo: a guerra civil da Síria levou à primeira retirada de sementes de plantas do Cofre Global de Sementes, construído numa montanha do Ártico para salvaguardar o abastecimento alimentar global.

As sementes, incluindo amostras de trigo, cevada e gramíneas adaptadas a regiões secas, foram solicitadas por investigadores do Médio Oriente para substituir uma coleção na cidade Síria de Aleppo, que foi danificada pela guerra.

"Proteger a biodiversidade do mundo é precisamente o propósito do “Cofre Global de Sementes de Svalbard", disse Brian Lainoff, porta-voz da “Crop Trust” que gere o armazém subterrâneo numa ilha norueguesa de 1300 km do Pólo Norte.

O cofre, que foi inaugurado no arquipélago de Svalbard em 2008, é projetado para proteger sementes de culturas como feijão, arroz e trigo, contra os piores cataclismos como epidemias ou guerra nuclear.

Tem mais de 860.000 amostras, de quase todas as nações, incluindo a Austrália. Mesmo se a eletricidade falhar, o cofre ficará congelado e selado por pelo menos 200 anos.

O banco de sementes de Aleppo tem-se mantido parcialmente em funcionamento, incluindo a armazenagem a frio, apesar do conflito. Mas já não é capaz de manter o seu papel como um local para crescer sementes e distribuí-las para outras nações, principalmente para o Médio Oriente.

Grethe Evjen, uma especialista no Ministério da Agricultura da Noruega, disse que as sementes tinham sido solicitada pelo Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (ICARDA). O ICARDA mudou a sua sede de Aleppo para Beirute em 2012 por causa da guerra.

O ICARDA quer quase 130 das 325 caixas que tinha depositado no cofre, contendo um total de 116.000 amostras, disse à Reuters, acrescentando que seriam enviadas assim que a documentação estivesse concluída.

Seria a primeira retirada do cofre, disse ela. Muitas sementes da coleção Aleppo têm traços resistentes à seca, o que poderia produzir culturas capazes de resistir a mudanças climática em áreas secas, da Austrália à África.

A guerra civil de quatro anos da Síria já matou cerca de 250.000 pessoas e fez com que mais de 11 milhões saíssem das suas casas, com 7,6 milhões deslocadas dentro da Síria.


Fonte: Reuters via The Sydney Morning Herald

Comentários