publicado a: 2021-09-27

Há seis insectos que podem ser utilizados na alimentação em Portugal. Sabe quais são?

Eram sete as espécies de insectos, ao abrigo das medidas transitórias da União Europeia, a poderem ser produzidas, comercializadas e utilizadas na alimentação, em Portugal. Mas, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de retirar dessa lista o gafanhoto-do-deserto (Schistocerca gregaria), uma espécie causadora de grandes perdas agrícolas na Ásia e África. Isto porque a Comissão Europeia deu por encerrado o procedimento de autorização de colocação no mercado da União, como novo alimento, de insectos daquela espécie.

Assim, a DGAV autoriza a utilização de grilo-doméstico (Acheta domesticus), de duas larvas da farinha (Alphitobius diaperinus e Tenebrio mollitor), de abelha-europeia (Apis mellifera), de grilo (Gryllodes sigillatus) e de Gafanhoto-migratório (Locusta migratoria).

Os insectos podem ser comercializados/usados, inteiros (não vivos) e moídos (por exemplo, farinha). Partes ou extractos de insectos não podem ser comercializados, realça a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

...continuar a ler Agricultura e Mar Actual


Comentários