publicado a: 2019-02-05

INL desenvolve sistema inteligente para monitorizar maturação das uvas

Um projeto apresentado por um grupo de parceiros de Portugal, Itália e Alemanha, liderado pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pretende desenvolver uma solução inovadora que permita a monitorização contínua e em tempo real do nível de maturação da uva e do stresse hídrico da videira, ajudando a determinar o momento certo para a vindima e garantir uma produção de vinho de alta qualidade.

Trata-se de um projeto Europeu, intitulado iGrape, que leva tecnologia de sensores para as vinhas, e foi selecionado para financiamento do programa competitivo de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020.

O objetivo do iGrape é desenvolver um dispositivo inteligente totalmente integrado e autónomo, pequeno e de baixo custo, capaz de medir o nível de maturação da uva e o stresse hídrico da videira por deteção ótica. Este dispositivo vai ser completamente autónomo, com bateria própria, pré-processamento de sinal e módulo de comunicação sem fios, permitindo medir e transmitir as leituras regularmente para uma estação remota de colheita de dados durante o período necessário (cerca de 3 meses). O sistema a ser desenvolvido pode trazer várias vantagens sobre os métodos atualmente utilizados.

Este projeto teve origem em contactos entre o INL e a empresa vitivinícola portuguesa Sogrape, com quintas em Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Nova Zelândia. Posteriormente, incluiu parceiros com os conhecimentos específicos necessários para garantir o nível exigido de entrega, como INESC MN (Portugal), Universidade de Freiburg (Alemanha), Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – Produção, Paisagem, Agroenergia – Universidade de Milão (Itália) e Automation SRL (Itália).

Este projeto, que pretende contribuir de forma significativa para a agricultura de precisão, vai agora ser desenvolvido durante 36 meses, levando a Internet das Coisas (IoT) às vinhas e apontando para novas aplicações na agricultura e produção de fruta, um sector com importância significativa na economia global.

Comentários