publicado a: 2018-11-29

Mais de metade das plantas em Portugal estão em risco

Ana Francisco, coordenadora do projeto da Sociedade Portuguesa de Botânica, explica o que se está a passar com a flora em território nacional.

Um projeto da Sociedade Portuguesa de Botânica revela que mais de metade das plantas existentes em território nacional estão em risco.

Um estudo que avaliou 630 árvores, arbustos, ervas e fetos da flora portuguesa revelou que 24 espécies já desapareceram e 380 estão sob ameaça. Destas 380 há algumas em risco máximo, sublinha a bióloga e coordenadora do projeto, Ana Francisco.

"87 plantas estão avaliadas como criticamente em perigo, o risco máximo, e, dentro destas, há ainda 14 que estão sinalizadas como potencialmente extintas em Portugal continental, foram alvo de prosteção mas não foram encontradas nos seus locais de ocorrência histórica", explica a especialista.

O risco existe em todo o país, mas Ana Francisco aponta uma ameaça sobretudo no baixo Alentejo.

"A mais grave que identificámos e que afeta quase um terço das plantas avaliadas no projeto é a expansão da agricultura intensiva que afeta sobretudo a flora que existe no baixo Alentejo, onde os olivais tradicionais e outras culturas extensivas não necessitavam de água estão a ser substituídos por culturas intensivas de regadio e agora estão a desaparecer porque já não têm habitat", justifica Ana Francisco.

Estes dados do projeto Lista vermelha da flora vascular no território do continente são preliminares, mas que apontam para uma situação alarmante. As conclusões finais serão conhecidas no primeiro trimestre do próximo ano.

Comentários