publicado a: 2018-02-27

Ministro da Agricultura anuncia conjunto amplo de medidas para reequipar sapadores

«Em 2018, já está a decorrer um concurso para criar 100 novas equipas de sapadores florestais e para reequipar outras 35», afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, acrescentando que o Governo «aumentou o montante financeiro» para estas equipas.

O Ministro anunciou também a abertura de um concurso de três mil euros por equipa de sapadores «para que seja possível dotá-las de novos equipamentos de proteção». As candidaturas estão já abertas.

Outra medida anunciada por Capoulas Santos é a diminuição do número de dias de serviço público que as brigadas de sapadores que funcionam em organizações de produtores florestais prestam ao Estado.

«O Governo reduziu esse número de dias para que os sapadores possam atuar mais no privado e, com isso, fazerem mais receitas, para garantir o seu funcionamento», referiu ainda o Ministro.

E concluiu: «Nos últimos 15 anos, houve um grande esquecimento dos sapadores, o que obriga o Governo a ir tão longe quanto possível no esforço de melhoria de meios financeiros para apoiar essas equipas».

Capoulas Santos, anunciou este conjunto amplo de medidas para reequipar os sapadores em resposta aos profissionais que limpavam o mato em Bouceiros, Porto de Mós, onde acompanhou uma ação de limpeza de um terreno público.

Comentários