publicado a: 2015-04-22

Novo lobby europeu para promover a produção de insetos

Uma nova plataforma criada em Bruxelas e denominada “Platform of Insects for Food and Feed” (www.ipiff.org) defende a rápida alteração da legislação comunitária, no que diz respeito às regras de produção de insetos para a alimentação humana e animal, afirmando que o desenvolvimento da produção de insetos pode resolver problemas da crescente procura de alimentos para animais.

Numa altura em que se discute como se vai alimentar a crescente população do planeta, os insetos são, segundo esta organização, uma boa solução.

A deficiência que a Europa tem em proteína para as rações, pode vir a ser compensada, em parte, com a produção de insetos, que são exactamente ricos em proteína.

Esta plataforma conta, já, com sociedades produtoras da Holanda, da França e da Alemanha e, também, da África do Sul.

A tecnologia de produção tem evoluído muito nos últimos anos, pelo que é importante que a legislação europeia seja alterada, sobretudo que os insetos sejam criados em substratos vegetais e que sejam usados como fonte proteica para a aquacultura e para a produção de frangos e porcos.

A plataforma argumenta que a produção de insetos pode ser feita de modo a tornar muito atrativo o preço da proteína produzida.


Fonte: Agroinfo

Comentários