publicado a: 2018-09-21

PAN exige que rótulo dos azeites indique sua origem e sistema produtivo

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) acaba de apresentar na Assembleia da República uma iniciativa legislativa que defende a inclusão a proveniência do produto e a forma como foi produzido nos rótulos das embalagens de azeite.

Esta força política justifica a sua decisão com base nas lacunas que persistem na informação prestada aos consumidores. O azeite que chega ao mercado “é diferenciado no rótulo pelo tipo de processamento (virgem ou refinado), proveniência da azeitona (nacional, internacional ou de região cuja denominação se encontra protegida (DOP)) e modo de produção biológica”. No entanto, a descrição não faz qualquer referência “ao tipo de sistema agrícola, se tradicional, intensivo ou super-intensivo”, refere o PAN realçando o “direito à informação” que faculte aos consumidores dados sobre os “impactes ambientais, territoriais e paisagísticos decorrentes do tipo de produção”.

Este partido defende a “relevância de se diferenciar, junto do consumidor”, o tipo de sistema de cultivo de onde o azeite provém, permitindo o direito à informação.PUB

A intensificação que se verifica na produção de azeite desde que o Alqueva passou a irrigar mais de 80 mil hectares de terra suscita fortes apreensões ao PAN devido aos “impactes ambientais, territoriais e paisagísticos” que este tipo de cultura provoca e face a um uso acrescido e “intensivo de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos.”

Comentários