publicado a: 2015-06-12

Poiares Maduro anuncia medidas para promover agricultura através da gastronomia

Os ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura vão apostar no potencial turístico da gastronomia portuguesa para promover internacionalmente os produtos agrícolas, anunciou o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"Em conjunto com o Ministério da Agricultura estamos a preparar um conjunto de iniciativas que ajudem à divulgação dos produtos da agricultura portuguesa, do agroalimentar português, associando-os a toda a fileira da gastronomia", anunciou hoje o ministro durante uma visita à Feira Nacional de Agricultura, que decorre até domingo no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O objetivo é "vender a cultura gastronómica portuguesa como fator de turismo mas também como fator de potenciação do nosso setor agroalimentar a da agricultura", explicou Poiares Maduro.

A intenção dos dois ministérios [do Desenvolvimento Regional e da Agricultura] é "apoiar [esse setores] a nível internacional, levando ao mesmo tempo vários desses setores económicos: os produtores agrícolas, a indústria agroalimentar, os agentes do turismo, da restauração, os chefs", atores que "em conjunto podem ter uma capacidade ainda maior de vender e promover a distribuição dos diferentes produtos dessa área", acrescentou.

Para Poiares Maduro é "agrupando, ganhando escala e massa crítica" que o país consegue ser mais eficaz "na promoção dos nossos produtos a nível internacional", sustentou, reforçando a necessidade de "apoiar cada vez mais a melhoria da qualidade, da produtividade e da internacionalização" dos produtos portugueses.

O ministro que hoje assumiu, simbolicamente, no 'stand' da CAP (Confederação dos Agricultores Portugueses), um conjunto de dez compromissos que passam pela opção pelos produtos portugueses, elogiou "a vitalidade" e a evolução notável" do setor agrícola nacional, considerando-o "um pilar da recuperação económica que o país iniciou".

Frisando a capacidade de inovação e de internacionalização demonstrada pelos agricultores nacionais, Poiares Maduro, afirmou que o Governo tem que "continuar a apoiar esse processo" e deixou mesmo algumas sugestões práticas.

Entre elas a de que a TAP passe a disponibilizar aos passageiros "embalagens individuais de mel", ou de "frutas desidratadas", produtos em exposição na feira e que assim "poderiam ter um novo mercado".

Até porque, "a inovação não é apenas ter produtos novos, ter uma marca diferente, ter embalagens mais atrativas", é, encontrar também "uma forma diferente de colocar os nossos produtos no mercado", reforçou.


Fonte: Dinheiro Digital com Lusa

Comentários