publicado a: 2023-02-24

Projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais (com vídeo)

O nosso país encontra-se, reconhecidamente, entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas.

O regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura nacional.

Querendo fazer parte da solução, a ANPROMIS (milho), a ANPOC (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz), juntamente com o COTR e o IPMA, uniram-se para responder ao repto da Fundação Calouste Gulbenkian de valorização da água no sector agro-alimentar, tendo visto a sua candidatura ao concurso de apoio à demonstração na gestão da água da rega aprovada através do projecto aQuacer.

Face à importância desta iniciativa, que contou com a realização de 10 ações de capacitação e transferência de conhecimento, eminentemente práticas, que envolveram cerca de 600 participantes, foi agora elaborado um vídeo didáctico em que foram compiladas algumas das principais Boas Práticas Agrícolas na Fileira dos Cereais para uma Gestão mais Eficiente da Água.


Comentários