publicado a: 2016-08-31

Queda de granizo afeta mais de 9.300 hectares de explorações agrícolas na Catalunha

A chuva de granizo registada na passada semana em Lleida, na Catalunha (Espanha) afetou mais de 9.300 hectares de culturas agrícolas. De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (DARP), a tempestade começou na região da Noguera, movendo-se para o sudeste com fortes chuvas acompanhadas de granizo e vento forte, e afetou vários municípios.

Em alguns casos o granizo tinha 3 centímetros de diâmetro, o que além de provocar danos nas colheitas, também afetou telhados e equipamento urbano.

O diretor dos Serviços Territoriais da DARP em Lleida, Ferran Noguera, explicou esta manhã na cidade de Linyola que o granizo "afetou principalmente as culturas de pomóideas, prunóideas, forrageiras e milho". De acordo com Noguera, "o grau de prejuízos varia entre 15 e 100% e, no caso do milho, as variedades tardias são as mais afetadas. Em algumas plantações de culturas afetadas, além de danos nos frutos que podem chegar a 100%, foram também encontradas árvores deitadas e mesmo arrancadas".

O sindicato dos agricultores Unió de Pagesos (UP) já havia estimado que a queda de granizo tenha afetado entre 80 e 100% dos frutos e entre 50 e 60% das culturas de milho, bem como um quinto das culturas de luzerna. Num comunicado, o sindicato dos agricultores indicou que a pesada queda de granizo afetou em concreto, as culturas de maçã, pera e milho de um total de 3.000 hectares dos municípios de Linyola, onde perdeu 100% dos frutos.

Por último, o sindicato pediu ao Departamento de Agricultura para fazer uma avaliação rápida e detalhada dos danos para compensar de forma "justa" os agricultores afetados.


Fonte: La Vanguardia

Comentários