publicado a: 2020-03-24

Queda de granizo severa provoca estragos no norte de Portugal

No passado domingo ocorreram episódios do tempo severo no norte de Portugal continental. Chuva, trovoada e granizo sucederam-se a um ritmo impressionante deixando estragos visíveis nas regiões do Minho e Trás os Montes.

No primeiro fim de semana da primavera, a instabilidade atmosférica gerou-se em todo o país. Mas foi na tarde de domingo, e em específico na região Norte, que se registaram os episódios do tempo severo mais significativos em Portugal continental.

Poderosas trovoadas foram-se desenvolvendo com o decorrer das horas, descarregando potentes ‘granizadas’ que levaram o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a ativar o aviso amarelo para os distritos do Porto, Braga, Vila Real, mas apenas quando isto já estava a acontecer. As nuvens, os relâmpagos, o granizo e os trovões proporcionaram um fascinante espetáculo natural que originou imagens belíssimas e também assustadoras como as que podemos ver nesta notícia.

Foi nas regiões do Minho e de Trás-os-Montes (apesar da falta de aviso para distrito de Bragança) que os estragos foram mais visíveis. O manto branco de granizo impressiona pela espessura e pela raridade com que estes fenómenos ocorrem. Tal como fora por nós previsto, as trovoadas acabaram por ocorrer neste arranque de primavera.

Em Guimarães a localidade de São Torcato foi uma das mais afetadas. Tal como consta no site dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, os seus serviços foram requisitados para fazer face a cinco ocorrências, depois da forte ‘granizada’. Este episódio de tempo adverso provocou estragos na agricultura, principalmente nas árvores de fruto, muitas delas já em flor neste início da primavera.

Comentários