publicado a: 2019-01-17

Regadio: Governo aprova investimento de 1,1 milhões de euros em Viana do Castelo

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, aprovou um investimento superior a um milhão de euros, que abrange mais 3 projetos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Viana do Castelo. Este investimento, a fundo perdido, vai beneficiar áreas de regadio nos concelhos de Arcos de Valdevez e Melgaço.

Trata-se do Regadio das Águas da Levada das Poças do Meio, do regadio da Levada da Videira e do regadio de Alvaredo, cujos projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios (PNR). O PNR prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes.

O Ministro da Agricultura considera que «a implementação do Programa Nacional de Regadios representa uma aposta do Governo num pilar fundamental para o desenvolvimento da região», lembrando que se trata de «um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar». Estes regadios fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, «tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água», sublinha Luís Capoulas Santos, para quem "a sustentabilidade da atividade agrícola é também uma prioridade".

O Ministro lembra também a necessidade de adaptação da agricultura portuguesa às alterações climáticas e de contribuir para os objetivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, neste momento em discussão pública, considerando "urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas".

Comentários