publicado a: 2023-04-05

Relatório da 3ª reunião do Fórum de Digitalização Rural (RDF) já disponível

Está disponível o relatório da 3ª reunião do Fórum de Digitalização Rural (RDF), com os destaques das sessões plenárias e as discussões significativas sobre as recomendações de políticas para a digitalização rural sustentável e inclusiva. Os principais insights sobre o papel da digitalização nos Planos Estratégicos da CAP e no Índice Digital Rural também foram apresentados.

O Fórum de Digitalização Rural (RDF) é uma iniciativa global que tem como objetivo promover a adoção de tecnologias digitais no setor rural. O RDF reúne representantes de governos, empresas, organizações sem fins lucrativos e academia para compartilhar experiências, boas práticas e discutir os desafios enfrentados pela digitalização rural.

Entre as áreas de interesse do RDF, estão o acesso à internet em áreas rurais, a digitalização de processos agrícolas, a segurança de dados e a promoção de inovações tecnológicas no setor rural.

O objetivo do encontro foi discutir os resultados preliminares do projeto DESIRA e como eles podem ser utilizados para promover a digitalização rural. Além disso, foram abordados temas como a conectividade digital em áreas rurais, as oportunidades e desafios da digitalização para as comunidades rurais e a importância da colaboração entre os setores público e privado para impulsionar a digitalização rural.

O relatório apresenta um resumo das apresentações e discussões do encontro e destaca algumas das principais conclusões. Algumas destas conclusões incluem a importância de:

  • Abordar as lacunas de conectividade digital em áreas rurais para permitir a adoção de tecnologias digitais;
  • Promover a formação e capacitação digital de agricultores e trabalhadores rurais para maximizar o potencial da digitalização;
  • Incentivar a inovação e o desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para as necessidades específicas do setor rural;
  • Garantir que a digitalização não exclua as comunidades rurais mais vulneráveis e marginalizadas, e que os benefícios sejam distribuídos de forma justa.

Aceda ao relatório completo aqui.

Comentários