publicado a: 2019-01-22

Saqué, vegan e canábis: como o vinho vai mudar em 2019

O mundo do vinho pode mudar mais rápido do que imagina. Sacudido por turbulências políticas, 2018 foi um ano assolado por guerras comerciais, pela contínua instabilidade do Brexit e por mais eventos climáticos caóticos provocados pelo aquecimento global. Tudo isto fez com que algumas regiões vinícolas tenham tido bons desempenhos e outras maus, enquanto os investidores tiravam a sorte grande: os vinhos finos superaram as ações e as obrigações, de acordo com a Liv-Ex.

Este ano também promete contrastes, surpresas e a continuação de algumas das tendências do ano passado. Se acha que não haverá novidades no mundo das bebidas cor-de-rosa, por exemplo, está enganado. A cerveja azeda rosé está prestes a virar moda, e a paixão pelo rosé conquistou até mesmo personalidades do desporto, como o base da equipa de estrelas do basquete Dwyane Wade. O seu projeto de vinhos com o vinicultor de Napa Jayson Pahlmeyer lançou o seu primeiro rosé a um preço elevado, 75 dólar.

A seguir, algumas das previsões de uma taça de cristal para 2019:

O que é velho e novo
O redescobrimento de vinhas antigas e abandonadas e a adoção de variedades esquecidas vão continuar a saciar a nossa sede voraz por sabores que vão além dos clássicos - e poderão revelar formas úteis de adaptação às mudanças climáticas.

As infusões de canábis vêm aí
Com a legalização da canábis na Califórnia, no Canadá e noutras regiões no ano passado, começarão a surgir misturas de vinho com esta erva. O banco canadiano de investimentos Canaccord Genuity sugeriu à Business Insider que as bebidas com infusão de canábis poderão tornar-se um mercado de 600 milhões de dólares nos EUA nos próximos quatro anos. A Constellation Brands já investiu em empresas de canábis.

A mudança climática vai levar vinhedos a fronteiras extremas
As regiões frias não vão continuar necessariamente a ser frias.
Algumas vinícolas, como a da famosa família Catena, na Argentina, acreditam que uma possível solução é o plantio de vinhedos em altitudes muito maiores. Outras estão a dirigir-se mais para o norte, à procura de climas mais marginais. Verá mais vinhos de ambos os lugares em 2019.

O vinho vegan vai ganhar importância
O foco na saúde e no bem-estar está a transformar o veganismo numa das tendências de consumo que mais cresce, e as vendas de alimentos de origem exclusivamente vegetal subiram 20% nos EUA em 2018, para 3,3 mil milhões de dólares.
À medida que o segmento deixa de ser marginal e se torna um nicho, mais vinhos vegans surgirão, com informações importantes no rótulo. Em 2018, a retalhista Majestic Wine, do Reino Unido, acrescentou símbolos veganos (e vegetarianos) às informações de todos os vinhos no seu site.

O saqué entra em cena
Quando o chef de cave da Dom Pérignon diz que o seu próximo projeto é produzir saqué no Japão, você sabe que há uma grande mudança a caminho. Richard Geoffroy, que passou 28 anos como enólogo da DP, reformou-se no final de 2018 e está a trabalhar numa joint venture com a fabricante de saqué Masuizumi que será lançada em setembro.

(Texto original: Sake, Vegans and Cannabis: Seven Ways Wine Will Change in 2019)

Comentários