publicado a: 2016-03-29

Várias ONG’s querem alteração na PAC

Mais de cinquenta ONG’s escreveram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, exigindo uma revisão profunda na Política Agrícola Comum (PAC).

As ONG’s vão desde os defensores do ambiente, da saúde pública, do bem-estar animal e da vida selvagem e defendem que esta PAC, que absorve 40% do orçamento comunitário, não consegue evitar que os agricultores não recebam o justo pagamento pelo seu trabalho.

O fim das quotas leiteiras, bem como o embargo russo, acarretaram importantes quebras de rendimento dos agricultores, que não foram corrigidas pela PAC.

O sistema atual está a promover a concentração das explorações, sendo que 70% dos pagamentos diretos beneficiaram só 20% dos agricultores. Não consegue responder aos problemas dos mercados, com grande parte do valor pago pelo consumidor a ficar nos intermediários da distribuição.

Também a nível ambiental a PAC é criticada, no sentido em que consideram que a agricultura ainda é uma atividade poluidora.

É, portanto, pedido um profundo e honesto debate entre todos os operadores, debatendo, sobretudo, a efetividade, eficiência, coerência com outras políticas agrícolas, relevância e qual o valor acrescido que provoca.

Em resumo, defendem uma avaliação dos benefícios/custos que a PAC tem para a União Europeia.


Fonte: Agroinfo

Comentários