publicado a: 2017-07-04

Xylella fastidiosa detetada em Alicante preocupa agricultores

O Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana, em Espanha, confirmou esta semana a deteção de um caso de xylella fastidiosa em amendoeiras na região de Alicante. Esta é a primeira vez que é detetado um caso da doença na Espanha peninsular.

De acordo com a Oleo Revista, os agricultores da região já pediram às autoridades do país que ajam com celeridade para erradicar a doença, até porque receiam que esta possa também ter infetado o olival da região, uma vez que esta planta é portadora e recetora da praga.

Esta deteção resulta de um teste a uma amostra de 17 plantas realizado pelo serviço de sanidade vegetal do Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana no passado dia 22 de junho. De acordo com o portal espanhol Agrodigital, esta entidade já realizou entretanto vários tratamentos com inseticidas contra os vetores que podem transmitir a doença tanto na parcela infetada com naquelas que estão ao seu redor.

A xylella fastidiosa mata as plantas que infeta e a falta de um tratamento eficaz, a par da diversa gama de plantas suscetíveis de serem infetadas pela doença, já levou a União Europeia a declarar a bactéria como “uma ameaça muito grave para o setor agrícola europeu”.

Fonte: Vida Rural

Comentários