publicado a: 2014-06-27

Análise dos mercados 27 Junho

Os mercados europeus registaram uma estabilidade de preços depois de terem atingido os preços mais baixos para os cereais dos últimos meses.

Bruxelas emitiu certificados à exportação de 193.492 toneladas para o trigo e 95.251 toneladas para a cevada, enquanto que para o milho foram passados certificados de importação de 405.801 toneladas.

A colheita da colza começou em França, tendo-se registado uma ligeira progressão positiva dos preços, devido à subida da cotação da soja.

No mercado americano ligeira descida do preço dos cereais, com os operadores a aguardarem a publicação do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos da próxima semana sobre os stocks trimestrais.

A soja teve uma subida considerável de preço, devido à publicação do valor das exportações dos Estados Unidos, que se situaram acima das expectativas.

O volume indicado para a semana que terminou em 19 de Junho foi de 317.200 toneladas, ou seja o mais alto das últimas quatro semanas. No ano passado, em igual período, as vendas dos Estados Unidos registavam um valor 24% inferior ao actual.

No mercado do Mar Negro a colheita continua em bom ritmo, o que tem provocado uma pressão para a baixa de preços. A Rússia prevê uma produção de cereais de 97 milhões de toneladas, mas as autoridades estão preocupadas com o forte endividamento do sector agrícola, que é um obstáculo à sua modernização.

Fonte: Agroinfo

Comentários