publicado a: 2020-11-18

A LIPOR cuida da Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas

“A diversidade biológica é fonte de riqueza natural e proporciona a base para a vida e prosperidade de toda a humanidade. No entanto, estamos a “apagar o disco rígido” da natureza sem saber os dados nele contidos (Stavros Dimas)”.

Após 20 anos a promover e implementar iniciativas, ações e projetos estratégicos em prol da defesa da natureza e da promoção da biodiversidade, tornou-se relevante para a LIPOR e para os seus Municípios associados, traduzir o impacto destes investimentos em benefícios sociais, ecológicos e socio-ecológicos para a comunidade que serve.

A apresentação pública do "Plano da Biodiversidade e dos Serviços dos Ecossistemas” decorre hoje, dia 18 de novembro, na forma de um webinar, e conta com um debate sobre a integração e a abordagem das questões da Biodiversidade nas empresas e nas organizações, na perspetiva do BCSD Portugal, da Navigator, da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, do CIBIO e da NBI – Natural Business Intelligence.

Com base na metodologia TEEB – The Economics of Ecosystems and Biodiversity, e contando com o apoio técnico e científico da NBI, foram identificadas, quantificadas e valoradas economicamente as contribuições dos ecossistemas geridos pela LIPOR para diferentes dimensões do bem-estar humano.

De forma sumária, podemos dizer que o valor total dos contributos gerados pela potenciação dos Serviços dos Ecossistemas promovidos pela LIPOR foi estimado como sendo de, pelo menos, 12 vezes superior ao investimento realizado. Em termos absolutos estimados, refira-se um investimento assumido pela LIPOR de 7 milhões de euros e uma estimativa de valor total dos contributos gerados pelo Capital Natural de, pelo menos, 90 milhões de euros.

O resultado foi obtido pelo balanço entre os investimentos assumidos pela LIPOR no Parque Aventura e projetos associados, nos últimos 20 anos, e a quantificação e valoração económica dos benefícios ecológicos (captura de carbono, solo, proteção contra incêndios, habitats e biodiversidade), benefícios sócio-ecológicos (hortas urbanas) e benefícios sociais (recreio, estética e sistemas de conhecimento).

A LIPOR tem um lado que conhecemos bem e que cuida do nosso AMBIENTE valorizando os resíduos urbanos produzidos na região. Mas há um outro lado da LIPOR, o lado "B", o lado da Biodiversidade. Ao trabalhar na mudança de paradigmas e na criação de tendências de gestão, a LIPOR mantém-se como empresa pioneira nas matérias de Biodiversidade, Ecossistemas e Capital Natural.


Uma informação:

Comentários