publicado a: 2019-06-05

Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na Feira Nacional de Agricultura

"Eucera cineraria" na Herdade do Pinheiro

No dia 13 de Junho de 2019, pelas 14:30h, a Sala Ribatejo do Centro Nacional de Exposições em Santarém irá acolher o evento corporativo “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, promovido pela Syngenta em colaboração com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.

O evento tem como objetivo a comemoração do 10o Aniversário da implementação do Operation Pollinator em Portugal, no âmbito do qual serão distinguidas cinco entidades pioneiras neste projeto de sustentabilidade agrícola: as empresas agrícolas Sogrape, Frutoeste e Vitacress, a Estação Agrária de Viseu e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Operation Pollinator é um programa internacional que contribui para o aumento da biodiversidade no sector agrícola ao impulsionar as populações de insetos polinizadores através da criação de habitats adaptados às espécies de insetos e às condições locais. Este projeto baseia-se na introdução de habitats específicos para insetos polinizadores nas margens dos campos agrícolas que permitam criar refúgios naturais para os polinizadores e fomentar a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitóides.

Estará patente na Sala Scalabis, no CNEMA, uma exposição fotográfica de alguns dos insetos polinizadores e predadores de pragas que foram monitorizados e identificados ao longo dos últimos 10 anos no âmbito do Operation Pollinator na Península Ibérica. Os autores das fotografias são entomólogos que participaram neste projeto desde o seu início: Luis Óscar Aguado, especialista em Entomologia, Alberto Fereres e José Dorado do Instituto de Ciências Agrárias de CSIC e Germán Canomanuel, especialista em Sustentabilidade na Syngenta.

Durante o evento será formalizada a assinatura de dois protocolos entre a Syngenta e a duas empresas do setor agroalimentar, um momento invulgar na história da Feira Nacional da Agricultura.

PROGRAMA

14:30h – Receção e acreditação dos convidados com visita à exposição fotográfica dos 10 Anos de Operation Pollinator;

15:00h – Sessão de abertura:
- Moderador do evento: Nélia Silva, Jornalista
- Boas vindas pela Eng.a Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal
- Discurso inaugural pelo Eng.o Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP

15:20h – “Acelerar a inovação num mundo em mudança“ – os novos compromissos da Syngenta – Eng.o António Saraiva, Responsável Business Sustainability da Syngenta AME e Sul da Europa;

15:35h – Balanço dos 10 anos do Operation Pollinator em Portugal – Eng.a Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal;

15:45h – Debate “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária”:
- Moderador do debate: Eng.o José Diogo Albuquerque, Gestor do site de agricultura “Agroportal” e ex-Secretário de Estado da Agricultura.

Oradores:

- Eng.º José Palha, CEO da Pereira Palha Agricultura Lda. – Exemplo de uma empresaagrícola familiar sustentável;
- Eng.º António da Paula Soares, Presidente da ANPC;
- Eng.º Rui Barreira, especialista em Conservação da Natureza da ANP em Associaçãocom a WWF;
- Eng.º João Casaca, Secretário-Geral da FNAP;
- Dr. Luís Mesquita Dias, da Vitacress (a confirmar).

Conclusões do debate: Representante Português na Comissão Europeia (a confirmar).

17:00h – Formalização da assinatura dos dois protocolos com duas empresas do setor agroalimentar;

17:15h – Cerimónia de entrega dos prémios “10 Anos de Operation Pollinator”;

17:45h – Encerramento do evento com vinho da Lagoalva.


A participação neste evento é sujeita a inscrição prévia ou a confirmação de presença através do e-mail ines.santos@syngenta.com ou pelo número de telefone 21 794 32 00

Comentários