publicado a: 2016-11-23

​Ensaios prometem aplicação automatizada de herbicidas

Um sistema automatizado de pulverização guiado por visão, com o potencial de reduzir o uso de herbicidas em 95%, deve estar pronto para testes de campo em 2018, de acordo com a AHDB Horticulture.

O projeto de investigação eyeSpot incorpora um pulverizador de herbicida automatizado para apontar e projectar gotas doseadas para as infestantes, com base num sistema de imagem inovador para distinguir infestantes de culturas.

Este sistema visa minimizar o arrastamento e desperdício, e também avaliar a dose necessária para matar as infestantes em diferentes estádios de crescimento, ajudando a reduzir o uso de produtos químicos.

Os requisitos de mão-de-obra e energia também devem ser significativamente menores do que com os métodos mecânicos de controle de infestantes existentes.

Ocorreram recentemente testes de campo preliminares para estabelecer uma prova de conceito. Nestes, as gotas de glifosato foram aplicadas manualmente em couves, conseguindo 92% de controle de infestantes e rendimentos significativamente maiores do que com o herbicida de pré-emergência convencionalmente aplicado, pendimetalina.

A dose de aplicação de herbicida, de apenas 83g de glifosato por hectare, foi também 94% menor que a da pendimetalina.

O líder do projeto, Dr. Alistair Murdoch, professor associado da Universidade de Reading (Reino Unido), disse: "Ao direcionar com exatidão a pulverização para as folhas, atingimos o máximo em agricultura de precisão."


Fonte: Horticulture Week

Comentários