publicado a: 2016-08-15

Este sistema pode ver as plantas que estão a morrer, antes dos agricultores

No momento em que um agricultor se apercebe qua as suas colheitas estão a morrer, muitas vezes é tarde demais.

Um novo sistema robótico, chamado Prospera, tem como objetivo salvar essas plantas. Através da utilização de uma rede de câmaras e sensores, ele deteta imediatamente invasores e sabe quando as culturas estão doentes. Em seguida, envia um alerta o agricultor através de uma app.

“Toda a indústria agrícola, ela própria é devida para uma evolução”, refere o CEO da Prospera, Daniel Koppel. "Os agricultores que estão habituados a tomar decisões com base no instinto vão ser capaz de olhar para os dados e entregar os produtos mais frescos a cada colheita."

Os sensores recolhem centenas de milhares de pontos de dados sobre a saúde das plantas. Estes incluem problemas com pragas, doenças, nutrientes, irrigação e informações climáticas.

Por exemplo, na foto abaixo, a câmara identifica um fungo nas folhas.


Lagartas e míldio atacaram a planta na foto abaixo.


O sistema da Prospera também monitoriza e arquiva factos que afetam a nutrição das plantas, como temperatura, pH, CO2 e oxigénio.

Em baixo, a foto superior dos tomateiros é o que se vê a olho nu, e a foto de baixo é o que a Prospera vê.

Na legenda do lado direito, "mg" (a vermelho) e "k" (a azul) significam deficiências de magnésio e potássio, respetivamente. "Tuta" (a verde) significa que há uma infestação de insetos altamente destrutivos nos tomateiros.

As câmaras monitorizam as plantas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e quando algo está errado, enviam fotos e dados do sensor para a cloud. O sistema analisa os dados, cria um resumo na aplicação e envia para o agricultor. A aplicação também fornece dados em tempo real sobre as plantas, mesmo que elas estejam todas saudáveis.

Para instalar o sistema Prospera apenas é necessário conectar as câmeras em postes, ao longo da exploração. Os painéis solares e de Wifi (ou dados 3G) alimentam o sistema, que os agricultores compram como uma assinatura anual.

Câmaras da Prospera penduradas em cima das plantas

Usando machine learning, o sistema de Prospera consegue prever quando uma planta pode estar em risco, dependendo da época do ano ou futuros padrões climáticos.

Isto também significa que quanto mais tempo o sistema trabalha na exploração e mais dados recolhe, mais inteligente ele se torna.

"Isso oferece a possibilidade de reconhecer novas estirpes de doenças antes que se tornem generalizados", diz Koppel.

Fundada em 2014, a Prospera trabalha com alguns dos maiores produtores de vegetais do mundo, incluindo aqueles que fornecem a Walmart e o gigante britânico Tesco.


Fonte: Business Insider

Comentários