publicado a: 2019-07-01

Tecnologia de big data auxilia na saúde das abelhas

A União Europeia está a montar uma parceria com outras instituições para lançar uma plataforma de big data capaz de promover ou auxiliar na promoção da saúde das abelhas, já que esses insetos polinizadores estão a sofrer com uma diminuição considerável nas suas populações em todo o mundo. Para assegurar a interoperabilidade e o estabelecimento da plataforma como um centro de dados centralizado para as abelhas na UE e ajudar os apicultores a manter a saúde das abelhas.

Isso será feito, por exemplo, através da seleção dos principais indicadores de saúde, a criação de protocolos fáceis de usar, o desenvolvimento de novas ferramentas para monitorizam os parâmetros de saúde que prestam atenção ao pool genético de abelhas. A plataforma B-GOOD usará e expandirá ainda mais o sistema de código aberto BEEP, que consiste num dispositivo de monitorização e numa aplicação já funcional e fácil de usar para livros de registo de apicultura digital.

O objetivo final é fornecer aos apicultores uma ferramenta de tomada de decisão que forneça análises e conselhos abrangentes com base no fluxo de dados das colmeias e da sua envolvente, incluindo composição da paisagem e disponibilidade de recursos, práticas agrícolas e o clima. Para alcançar este objetivo, o projeto dependerá do modelo de simulação de abelhas e aplicará a aprendizagem da máquina para fornecer conexões entre a saúde das abelhas e o contexto ambiental e de manejo.

Embora também incorpore dados históricos, o que torna a plataforma realmente única é que ela recolherá dados em tempo real relacionados com a saúde das colónias, com base em seis ferramentas de monitorização diferentes desenvolvidas no B-GOOD.

Comentários