publicado a: 2019-06-04

Tecnologia é a chave para preservar biodiversidade

A utilização da tecnologia na agricultura é o fator chave para a preservação da biodiversidade, segundo afirmou a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani. De acordo com ela, é possível, sim, aumentar a área cultivada ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente.

“As tecnologias existentes hoje e outras que virão podem permitir que a agricultura produza mais em menos espaço, diminuindo a necessidade de conversão de novas áreas em terras cultiváveis. Entre as tecnologias que podem trazer esse ganho é preciso destacar a biotecnologia agrícola”, comenta a executiva.

Ela explicou ainda que a inovação tecnológica nos meios de produção agropecuários já consegue trazer muitos resultados positivos, mas tem potencial para fazer muito mais pela biodiversidade. Nesse cenário, foram detetadas menos perdas de produtividade, associadas a avanços nos desempenhos das plantas.

“Com as sementes transgénicas disponíveis hoje, que possuem características de facilitam o trabalho agrícola, foi possível reduzir perdas e, consequentemente, aumentar a produtividade. Entretanto, o avanço das pesquisas sobre os genes diretamente responsáveis pelo desempenho das plantas permitirá que futuras variedades tenham uma contribuição ainda maior. É isso que nos ajudará a alimentar uma população em crescimento e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade”, completa ela.

Especificamente em relação aos transgénicos, a executiva garante que eles são fundamentais. “Em outras palavras, caso fosse necessário manter o nível de produção alcançado pelas áreas de cultivos transgénicos, deveriam ter sido plantados 9,9 milhões de hectares a mais no País entre 1998 e 2017”, conclui.

Comentários