publicado a: 2018-04-04

Olival e Amendoal | combate a infestantes

Nesta época do ano, estamos na altura de combater as infestantes nos olivais e amendoais. Nos pomares destas duas espécies com mais de 4 anos, em que o solo se encontre coberto com infestantes bem desenvolvidas aconselha-se a aplicação de um herbicida, na linha, como alternativa às mobilizações tradicionais, para minimizar os riscos de erosão e interferir o mínimo com a micro-flora do solo e o sistema radicular.

Em produção integrada

Herbicidas á parte aérea das infestantes são herbicidas sistémicos ou de contacto das infestantes que queremos combater, não devem ser aplicados em solo nu.

Herbicidas de aplicação ao solo são aplicados ao solo nu, isto é sem infestantes, impedem a emergência de infestantes durante o período de tempo correspondente à sua persistência de acção estes herbicidas não têm acção sobre as infestantes existentes.

Herbicidas de ação mista são misturas dos dois anteriores têm acção sobre as infestantes existentes e impedem a germinação de novas infestantes. Não devem ser aplicados quando as infestantes estiverem muito desenvolvidas.

Para aplicar herbicidas é necessário ter sempre em conta:

  • Antes de utilizar qualquer herbicida leia atentamente o rótulo e respeite as doses e concentrações nela descritas.
  • Dê prioridade aos herbicidas menos tóxicos para o homem e par o ambiente e ter em conta as fases de risco.
  •  Não aplicar os herbicidas em dias ventosos para não tocar as árvores.
  • Não aplicar herbicidas com atomizadores, utilize pulverizadores de baixa pressão.
  • Mantenha a entre linha sem aplicação de herbicida para a biodiversidade e instalação de predadores.
  • Não aplicar os herbicidas na fase de floração das infestantes para protecção das abelhas.

Nota: No amendoal só devemos aplicar o herbicida após o vingamento das amêndoas.

Na entrelinha, quando as infestantes estiverem em competição hídrica e nutritiva com as culturas devem ser controladas com destroçadores de martelos, de correntes ou com gadanheira.

Em olivais e amendoais de regadio, há vantagem em manter o enrelvamento na entrelinha até à colheita da azeitona, efectuando cortes quando necessário e fertilizações de manutenção, para aumentar o período de coexistência dos predadores.

Quando estivermos em MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO o enrelvamento natural ou semeado deve ser controlado por uma alfaia, (destroçador de correntes, martelos ou gadanheira) acoplado ao trator e quando tiverem algum desenvolvimento para formarem o mulching.

Nota: Para uma prática mais eficiente junto ao tronco das árvores devemos utilizar o inter-plantas.

Estação de Avisos da Terra Quente - Circular nº 2/2018


Pode pesquisar pelos herbicidas homologados no Agrozapp. Aceda à área de produtos fitofarmacêuticos do agrozapp e digite "Oliveira Herbicidas" ou "Amendoeira Herbicidas" no campo de pesquisa. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à esquerda), selecionando, por exemplo o intervalo de segurança ou o fabricante.

Comentários