publicado a: 2016-07-21

Investigadores desenvolvem fertilizantes «tudo em um» mais eficazes e sustentáveis

Investigadores da Universidade Autônoma de Madrid (UAM) criaram um novo tipo de fertilizantes de micronutrientes "tudo em um" que são mais eficazes e sustentáveis para com o meio ambiente e evitam que tenham de se fornecer diferentes nutrientes separadamente, como acontece atualmente.

Os novos fertilizantes de micronutrientes misturam dois novos agentes quelantes juntamente com ferro, manganês, zinco e cobre, o que consegue melhorar as deficiências nas culturas, como explicam os investigadores.

Para o seu desenvolvimento adequado, as plantas necessitam de um número de micronutrientes essenciais que são "muito pouco frequentes" em solos calcários e em culturas sem solo, muitas vezes desenvolvidas em zonas de água com um pH básico, o que representa mais de metade dos solos agrícolas em Espanha.

Até agora, o mercado agrícola fornece esta falta de nutrientes aplicando fertilizantes através da irrigação e de forma separada para cada um dos nutrientes, a fim de evitar efeitos adversos de concorrência ou reatividade entre eles.

Por isso, os cientistas da UAM consideraram “fundamental" encontrar novas fórmulas "tudo em um" que facilitem o trabalho dos agricultores, sejam "eficazes, ambientalmente sustentáveis e reduzam custos."

Os resultados obtidos até ao momento têm permitido a conceção de um combinado de fertilizantes, ferro, manganês, zinco e cobre adequado para as condições de culturas com pH básico, como concluiu a co-autora do artigo, Sandra Lopez Rayo.


Fonte: Agroinformacion

Comentários