Depois de um Inverno com muito poucas horas de frio (especialmente na Região Oeste), o abrolhamente das pereiras e macieiras encontra-se anormalmente atrasado em relação a anos anteriores.
O controlo das ervas infestantes do seu batatal, sempre que possível, deve ser feito manualmente, através de sachas aproveitando para fazer simultaneamente uma amontoa e afofamento da terra.
Aproximando-se o momento da queda das pétalas das prunóideas, é a altura indicada para proceder à adubação foliar com cálcio, de forma a evitar o rachamento dos frutos.
Tal como as pragas, os fungos causadores de doenças nas árvores de fruto desenvolveram estratégias para sobreviver ao período de repouso vegetativo (é também o mais desfavorável para os próprios fungos).
As alterações climáticas vão afetar as culturas agrícolas de tal forma que se prevê que, em 2050, mais de 500 mil pessoas morrerão por não terem acesso a uma dieta equilibrada, revela um novo estudo.
O declínio da população de abelhas, borboletas e outros insetos, importantes para a polinização agrícola, que está a colocar em risco a agricultura mundial.
Têm sido observado ataques intensos de míldio nas diversas espécies de citrinos, agravados pela elevada humidade, resultante das chuvas intensas e continuadas.